Profissional com sólida formação humanística e tecnológica, capaz de analisar criticamente os fundamentos da formação social e de se reconhecer como agente de transformação do processo histórico, considerando o mundo do trabalho, a contextualização sócio-político-econômica e o desenvolvimento sustentável, agregando princípios éticos e valores artístico-culturais, para o pleno exercício da cidadania, com competência para:
Atuar em todas as fases da pesquisa mineral, da lavra e do tratamento de minérios;
Coletar, preparar e caracterizar amostras de minério para análises químicas e físicas em laboratório;
Identificar e classificar rochas e minerais;
Supervisionar operações de sondagem;
Manipular mapas, bússolas, GPS e fotografias aéreas para orientação do trabalho de pesquisa;
Executar mapeamento de ocorrências e de jazidas minerais;
Supervisionar os trabalhos de desmonte, carregamento e transporte de minério e estéril;
Elaborar e executar planos de fogo (desmonte de rochas com explosivos);
Supervisionar os trabalhos de britagem, moagem e concentração de minérios, bem como suas operações auxiliares.
Na perspectiva de uma educação integral articulada que contemple a dimensão unilateral do educando há de se considerar as competências específicas para a formação geral expressas na Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, a saber:
I. Dominar linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa;
II. Compreender fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas;
III. Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representadas de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema;
IV. Construir argumentação: relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente;
V. Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.