Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Engenharia de Computação

Perfil

O Bacharel em Engenharia de Computação ou Engenheiro de Computação atua na área de sistemas computacionais, seus respectivos equipamentos, programas e inter-relações. Em sua atividade, otimiza, planeja, projeta, especifica, adapta, instala, mantém e opera sistemas computacionais. Integra recursos físicos e lógicos necessários para o desenvolvimento de sistemas, equipamentos e dispositivos computacionais, tais como computadores, periféricos, equipamentos de rede, de telefonia celular, sistemas embarcados e equipamentos eletrônicos microprocessados e microcontrolados. Coordena e supervisiona equipes de trabalho; realiza pesquisa científica e tecnológica e estudos de viabilidade técnico-econômica; executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em sua atuação, considera a ética, a segurança e os impactos sócio-ambientais.

Palavras-chave: Bacharelado, Computação, Computadores, ENEM, Engenharia, Processamento, PSE, Sistema, SiSU, SiSU-VR

Formas de Acesso

Sistema de Seleção Unificada - SiSU


O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

Ver editais do SiSU

Processo Seletivo Especial - PSE


Processo Seletivo Especial para ingresso nos Cursos Superiores Presenciais do IFPB nas modalidades: (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFPB que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFPB.

Ver editais do PSE

Processo Seletivo dos Cursos Superiores - PSCS


Processo Seletivo Cursos Superiores 2018.2 para ingresso nas vagas remanescentes do SISU 2018/2ª edição do segundo semestre letivo de 2018

Ver editais do PSCS


Coordenação

Henrique do Nascimento Cunha - Coordenador(a)

Anderson Fabiano Batista Ferreira da Costa - Coordenador(a) Substituto(a)

Contato da Coordenação

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Código do Curso (e-Mec): 1342196
Conceito Preliminar do Curso (CPC): *
Enade: *
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Conceito Institucional (CI): 4
Turno: Integral
Modalidade: Presencial

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3618 h
Atividades Complementares: 240 h
Período Mínimo de Integralização: 10
Número Total de Vagas: 80
1º Semestre: 40 vagas
2º Semestre: 40 vagas

Mais Informações