Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Química

Perfil

O Licenciado em Química é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Química. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Química, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento químico em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Química, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Palavras-chave: ENEM

Formas de Acesso

Processo Seletivo dos Cursos Superiores - PSCS


Processo Seletivo Cursos Superiores 2018.2 para ingresso nas vagas remanescentes do SISU 2018/2ª edição do segundo semestre letivo de 2018

Ver editais do PSCS

Sistema de Seleção Unificada - SiSU


O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

Ver editais do SiSU

Processo Seletivo Especial - PSE


Processo Seletivo Especial para ingresso nos Cursos Superiores Presenciais do IFPB nas modalidades: (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFPB que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFPB.

Ver editais do PSE


Coordenação

Anderson Savio de Medeiros Simoes - Coordenador(a)

Gesivaldo Jesus Alves de Figueiredo - Coordenador(a) Substituto(a)

Contato da Coordenação

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Código do Curso (e-Mec): 81312
Conceito do Curso (CC): 5
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 2
Enade: 1
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Conceito Institucional (CI): 4
Turno: Vespertino
Modalidade: Presencial

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3714 h
Estágio: 400 h
Trabalho de Conclusão de Curso: 100 h
Atividades Complementares: 200 h
Prática Docente: 401 h
Período Mínimo de Integralização: 8
Número Total de Vagas: 60
1º Semestre: 30 vagas
2º Semestre: 30 vagas

Mais Informações

Colegiado

Planejamento Reposição Calendário 2020