Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Alimentos

Perfil

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos apresentará a competência técnica e tecnológica na área de produção alimentícia conforme o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia e tem capacidade de: - planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos e bebidas. - Gerenciar os processos de produção e industrialização de alimentos. - Supervisionar as várias fases dos processos de industrialização e desenvolvimento de alimentos. - Elaborar e avaliar laudos técnicos nas etapas de beneficiamento, industrialização e conservação de alimentos. - Realizar análise microbiológica, bioquímica, físico-química, microscópica, sensorial, toxicológica e ambiental na produção de alimentos. - Coordenar programas de conservação e controle de qualidade de alimentos. - Gerenciar a manutenção de equipamentos na indústria de processamento de alimentos. - Desenvolver, implantar e executar processos de otimização na produção e industrialização de alimentos. - Desenvolver novos produtos e pesquisa na área de alimentos. - Elaborar e executar projetos de viabilidade econômica e processamento de alimentos. - Vistoriar, realizar perícia, avaliar, laudar e emitir parecer técnico em sua área de formação.

Palavras-chave: SiSU

Formas de Acesso

Sistema de Seleção Unificada - SiSU


O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

Ver editais do SiSU

Processo Seletivo Especial - PSE


Processo Seletivo Especial para ingresso nos Cursos Superiores Presenciais do IFPB nas modalidades: (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFPB que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFPB.

Ver editais do PSE

Processo Seletivo dos Cursos Superiores - PSCS


Processo Seletivo Cursos Superiores 2023.2 para ingresso no segundo semestre letivo de 2023

Ver editais do PSCS


Coordenação

Lucelia Katia de Lima - Coordenador(a)

Sonnalle Silva Costa - Coordenador(a) Substituto(a)

Contato da Coordenação

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Código do Curso (e-Mec): 123235
Conceito do Curso (CC): 4
Conceito Preliminar do Curso (CPC): -
Enade: n
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Conceito Institucional (CI): 4
Modalidade: Presencial
Turno: Integral

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 2870 h
Estágio: 300 h
Atividades Complementares: 100 h
Período Mínimo de Integralização: 6
Número Total de Vagas: 30
1º Semestre: 30 vagas
2º Semestre: 0 vagas

Mais Informações

Editais de Reconhecimento de Competências/Conhecimentos Adquiridos

Estrutura Curricular das Disciplinas

Plano Instrucional Período das ANPEs