Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Licenciatura em Matemática

Perfil

O Licenciado em Matemática é o professor que planeja, organiza e desenvolve atividades e materiais relativos à Educação Matemática. Sua atribuição central é a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos sobre os fundamentos da Matemática, sobre seu desenvolvimento histórico e suas relações com diversas áreas; assim como sobre estratégias para transposição do conhecimento matemático em saber escolar. Além de trabalhar diretamente na sala de aula, o licenciado elabora e analisa materiais didáticos, como livros, textos, vídeos, programas computacionais, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros. Realiza ainda pesquisas em Educação Matemática, coordena e supervisiona equipes de trabalho. Em sua atuação, prima pelo desenvolvimento do educando, incluindo sua formação ética, a construção de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico.

Palavras-chave: Licenciatura

Formas de Acesso

Processo Seletivo Diferenciado - PSD


PROCESSO SELETIVO DIFERENCIADO PARA INGRESSO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Ver editais do PSD

Processo Seletivo Especial - PSE


Processo Seletivo Especial para ingresso nos Cursos Superiores Presenciais do IFPB nas modalidades: (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFPB que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFPB.

Ver editais do PSE

Sistema de Seleção Unificada - SiSU


O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

Ver editais do SiSU


Coordenação

Jonathas Jeronimo Barbosa

Contato da Coordenação

Disciplinas e Corpo Docente

Disciplina CH Docente Titulação TSI RT
Geometria Euclidiana Plana 80 Weidson do Amaral Luna (abre em nova janela) Mestrado 6 anos DE

Informações Básicas

Código do Curso (e-Mec): 1128030
Conceito do Curso (CC): 3
Conceito Preliminar do Curso (CPC): -
Enade: 4
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Conceito Institucional (CI): 4
Turno: Noturno
Modalidade: Presencial

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3260 h
Estágio: 400 h
Trabalho de Conclusão de Curso: 40 h
Relatório de Estágio: 10 h
Atividades Complementares: 200 h
Prática Docente: 400 h
Período Mínimo de Integralização: 7
Número Total de Vagas: 80
1º Semestre: 40 vagas
2º Semestre: 40 vagas