Serviços   O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Letras - Língua Portuguesa

Perfil

O estudante egresso estará apto a demonstrar em seu perfil profissional conhecimentos da estrutura e do funcionamento da língua portuguesa em diferentes situações sociocomunicativas, estabelecendo uma reflexão crítica, voltada para os fenômenos da linguagem, bem como das literaturas de língua portuguesa. O profissional de Letras poderá atuar na docência no ensino de nível fundamental e médio, além de poder desenvolver atividades de pesquisa e desempenhar funções relacionadas à editoração, produção de textos, crítica literária, revisão de textos, dentre outras. Poderá atuar ainda na gestão e organização das instituições de educação, gestão e administração de projetos educacionais, inclusive de ação solidária. A sua atuação nesses diferentes contextos implica compromisso ético e sociocultural, atendendo aos princípios da educação inclusiva, por meio do respeito às diferenças, reconhecendo e valorizando a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional. ................................................................................................................................................................ SOBRE A REALIZAÇÃO DE AVALIAÇÕES PRESENCIAIS O curso de Licenciatura em Letras, ofertado na modalidade a distância, prevê em seu projeto pedagógico a realização de atividades avaliativas presenciais, que acontecem nos polos EaD (João Pessoa, Campina Grande, Picuí e Sousa). O aluno realiza as avaliações sempre no polo no qual está matriculado. Essas atividades acontecem aos sábados, no horário da manhã, em datas indicadas no calendário acadêmico de cada semestre. Dessa forma, há obrigatoriedade de comparecimento ao polo EaD, de 3 a 5 vezes por semestre. As aulas e demais atividades do curso acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (moodle), cujo acesso deve ser feito por meio de aparelho eletrônico com acesso à internet, preferencialmente computador (desktop ou notebook). Os polos EaD disponibilizam aos estudantes computadores com acesso à internet, nos horários pré-estabelecidos por cada polo.

Palavras-chave: EaD, Educação, ENEM, Letras, Licenciatura, Língua, Português, PSE

Formas de Acesso

Sistema de Seleção Unificada - SiSU


O SiSU é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do ENEM.

Ver editais do SiSU

Processo Seletivo Especial - PSE


Processo Seletivo Especial para ingresso nos Cursos Superiores Presenciais do IFPB nas modalidades: (I) REINGRESSO: destinada a discentes de cursos superiores de graduação que perderam o vínculo com o IFPB e desejam retomar sua matrícula no curso; (II) REOPÇÃO DE CURSO: destinada a discentes vinculados aos cursos superiores de graduação do IFPB que desejam mudar de curso; (III) TRANSFERÊNCIA INTERINSTITUCIONAL: destinada a discentes oriundos de cursos superiores de graduação de outras Instituições de Ensino Superior, que queiram dar prosseguimento aos seus estudos no IFPB; (IV) INGRESSO DE GRADUADOS: destinada a portadores de diplomas de cursos superiores de graduação, devidamente reconhecidos, que tenham interesse em realizar um curso superior de graduação no IFPB.

Ver editais do PSE

Processo Seletivo dos Cursos Superiores - PSCS


Processo Seletivo Cursos Superiores 2023.2 para ingresso no segundo semestre letivo de 2023

Ver editais do PSCS


Coordenação

Maria Betania da Silva Dantas - Coordenador(a)

Monica Maria Firmino Pereira Seixas - Coordenador(a) Substituto(a)

Contato da Coordenação

Disciplinas e Corpo Docente

Informações Básicas

Código do Curso (e-Mec): 1176228
Conceito do Curso (CC): 4
Conceito Preliminar do Curso (CPC): 3
Enade: 3
Índice Geral de Cursos (IGC): 3
Conceito Institucional (CI): 4
Modalidade: A distância
Turno: Integral

Estrutura Curricular

Carga Horária Mínima de Integralização: 3240 h
Estágio: 400 h
Trabalho de Conclusão de Curso: 100 h
Atividades Complementares: 200 h
Prática Docente: 400 h
Período Mínimo de Integralização: 8
Polo Vagas no 1º Semestre Vagas no 2º Semestre Horário de Funcionamento
Campina Grande 50 50 8h às 12h; 13h às 18h; 19h às 22h
João Pessoa 50 50 8h às 12h; 13h às 18h; 19h às 22h
Picuí 50 50 13h às 18h
Sousa 50 50 07 às 22h.

Mais Informações

Colegiado

Estrutura Curricular das Disciplinas

NDE

Repositório TCC